Web littéraire
Actualités
Os Cadernos do CEIL, Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imaginário

Os Cadernos do CEIL, Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imaginário

Publié le par Julia Peslier (Source : Carlos Clamote Carreto)

 

Nous sommes heureux de vous annoncer la création d'une revue en ligne : (textes en portugais, en français, en espagnol et en anglais)

 

Cadernos do CEIL Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imaginário

1. Os Cadernos do CEIL. Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imaginário são uma publicação anual do Centro de Estudos sobre o Imaginário Literário sediado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa, disponibilizada em rede gratuitamente.

2. Reconhecendo no imaginário uma poderosa e complexa dinâmica que percorre, estrutura e organiza, a nível profundo, qualquer discurso ou prática social, os Cadernos do CEIL consagram-se exclusivamente à questionação do imaginário nas suas mais diversas manifestações ou trajectórias históricas, culturais ou epistemológicas.

3. Mais do que uma opção metodológica (que também o é), o cruzamento disciplinar que privilegia, surge, neste sentido, como uma necessidade inerente ao próprio objecto de estudo. Com efeito, para além de perpassar todos os campos do saber e da representação – da biologia à literatura, passando pela física, a matemática, as artes, a filosofia ou a arquitectura – o imaginário, entendido como o lugar das múltiplas e sucessivas mediações que filtram, moldam e condicionam o nosso acesso à realidade (se é que não configuram a própria realidade do real), só se torna plenamente apreensível e inteligível através do prisma das várias linguagens e paradigmas científicos.

4. Cada número dos Cadernos do CEIL inclui três partes: a rubrica Traços desenha-se como espaço para uma reflexão teórica actualizada sobre o imaginário, os seus conceitos operativos e respectivos campos de aplicação. Deste modo, liga-se de forma simbiótica com os seminários teóricos do Centro de Estudos sobre o Imaginário, servindo ainda de interface privilegiado com especialistas exteriores ao Centro. A segunda rubrica – Figuras - tem uma vocação temática. Dos traços às figuras, a reflexão move-se, neste espaço da revista, para o universo dos contornos, das formas, das configurações materiais ou imateriais que o imaginário assume num determinado paradigma representacional. A terceira rubrica – Actualidades do imaginário – é um espaço, simultaneamente crítico e informativo, que dá conta da actualidade desta problemática a nível nacional como internacional, actualidade que se manifesta tanto a nível de publicações (notas de leitura) e de teses pertinentes no âmbito dos estudos sobre o imaginário, como de encontros científicos, espaços virtuais ou outras actividades relacionadas com este domínio.

5. A excelência no processo editorial é assegurada através de uma criteriosa selecção dos artigos propostos para publicação: a comissão de redacção examina colectivamente os textos recebidos, submetendo-os anonimamente ao escrutínio de um ou mais especialistas do mesmo domínio de competências (refereeing). A comissão de redacção conta ainda com a colaboração de uma comissão científica internacional consultada para a escolha dos temas e as orientações editorais da revista (ver normas de publicação)6. Os Cadernos do CEIL apenas publicam artigos inéditos. 7. Aslínguasutilizadassãooportuguês,ofrancês,oespanhol,oitaliano,oinglêseo

alemão.

8. Aspropostasdeartigosenotasdeleituradevemserdirigidas,emformatodigital, para o endereço electrónico da Revista: cadernos_ceil@fcsh.pt

Direcção
Helder Godinho - Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa
Carlos F. Clamote Carreto – Professor Auxiliar da Universidade Aberta

Conselho de Redacção 
Alda Correia (CEIL/ Universidade Nova de Lisboa) ; Ana Margarida Chora (CEIL);Ana Turíbio (CEIL)
Carlos F. Clamote Carreto (Universidade Aberta /CEIL) ; Cristina Vieira (Universidade da Beira Interior)
Helder Godinho (Universidade Nova de Lisboa/CEIL) ; Isabel Barros Dias (Universidade Aberta /CEIL)
Margarida Santos Alpalhão (CEIL) ; Natália Albino Pires (ESE de Coimbra/CEIL)

Comissão Científica 

Alexandre Castro Caldas (Universidade Católica Portuguesa)

Arthur L.-F. Askins (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA)
Claude-Gilbert Dubois (Universidade de Bordéus 3, França)
Harvey L. Sharrer (Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA)
Joël Thomas (Universidade de Perpignan, França)
Joaquim Carreira das Neves (Universidade Católica Portuguesa)
Jorge Martins (Pintor, Portugal)
José Gil (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
José Manuel Pedrosa (Universidade de Alcalá de Henares, Espanha)
Leonardo R. Funes (Universidade de Buenos Aires, Argentina) 
Mariano de la Campa (Universidade Autónoma de Madrid, Espanha)
Pedro Alves (Universidade de Lisboa, Portugal)
Philippe Walter (Universidade de Grenoble, França)
Rui Moreira (Universidade de Lisboa, Portugal)
Silvina Rodrigues Lopes (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Yvette Centeno (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

 

Web Designer
Nuno Rodrigues

Logótipo
Jorge Martins