Naturalisme: Regards croisés / Naturalismo: Olhares cruzados
Programme
9 de Dezembro de 2010 / 9 décembre 2010Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Anfiteatro III
Mariade Fátima Marinho: “O pecado de Camilo (a propósito de Vulcões deLama de Camilo Castelo Branco)”/ “Lepéché de Camilo (à propos de “Volcans de Boue” de Camilo Castelo Branco”)
IsabelRocheta: “Romantismo e naturalismo: variantes evariações nos manuscritos autógrafos de Amor de Perdição, de C. Castelo Branco,e de A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós”/ “Romantisme et naturalisme: variantes et variations dans les manuscritsautographes de Amor de Perdição, de C. Castelo Branco, et de A Ilustre Casa deRamires, de Eça de Queirós”
SerafinaMartins: “Pontos de vista sobre arte e moral noNaturalismo”/ “Points de vue sur l'artet la morale naturalistes”
PaulaMendes Coelho: “Naturalisme et symbolisme: ambiguïtés etconvergences fin de siècle”/ ”Naturalismoe symbolismo : ambiguidades e convergências fim de século”
HenriMitterand: «Zola: “Différences entre Balzac et moi”» / «Zola: “Diferenças entre Balzac e eu”»
CarlosReis: “A doutrina do naturalismo queirosiano: umarevisão crítica”/ “La doctrine dunaturalisme queirosien: une révision critique”
AlainPagès: « Zola - Eça de Queiroz : une rencontreeuropéenne »/ « Zola - Eça de Queiroz :um encontro europeu»
PhilippeHamon: « Reliques naturalistes »/ « Relíquias naturalistas »
SophieGuermès: « Naturalisme et religion chez Zola et Eça deQueiroz »/ « Naturalismo e religião emZola e Eça de Queiroz »
10 de Dezembro de 2010 / 10 décembre 2010
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Anfiteatro III
Jean-MichelPottie: « Ledossier préparatoire au croisement des écritures »/ «O dossier preparatório no cruzamento das escritas »
OlivierLumbroso: « Zola: le bâtisseur mouvementé, entre modèle architectural et dispositifscinématiques au XIXe siècle »/ «Zola : o constructormovimentado, entre modelo arquitectural e dispositivos cinemáticos no séculoXIX”
AlfredoCampos Matos: “Estratégias da narrativa queiroziana vistas àluz de preceitos naturalistas. A Lisboa de Eça de Queiroz”/ “Stratégies narratives queiroziennes vues àla lumière des préceptes naturalistes. La Lisbonne de Eça de Queiroz ”
AlbertoSilva: “O Naturalismo plástico em Portugal: umaprática amável”/ ”Le naturalismeplastique au Portugal: une pratique aimable”
Chantal Pierre-Gnassounou: « Les mots de la peinture dans les dossiers préparatoires »/« As palavras da pintura nos dossiers preparatórios de Zola »
Jacques Noiray: « À la recherche de la sculpture naturaliste : sculpteurs et sculpture dans l'oeuvre romanesque d'Emile Zola »/ «Em busca da escultura naturalista : escultores e escultura na obra romanesca de Emile Zola»
Robert Singer: ““Worlds of Pain”: Contemporary Naturalism in the Cinema of Pedro Costa, Nicolas Refn, and Darren Aronofsky”
Isabel Pires de LIma: ““Singularidades” de Eça de Queirós e Manoel de Oliveira”/ ““Singularités” de Eça de Queirós et de Manoel de Oliveira”
Projecção do filme/ Projection du film Singularidades de uma Rapariga Loira (2009) de Manoel de Oliveira – sala de vídeo – Faculdade de Letras
11 de Dezembro de 2010 / 11 décembre 2010Instituto Franco-Português/Institut Franco-Portugais
Colette Becker: « Germinal au théâtre, un drame « naturaliste » ? »/ « Germinal no teatro, um drama naturalista ? »
Jean Sébastien Macke: « Relectures musicales de l'oeuvre de Zola dans le cinéma et le théâtre du XXe siècle »/ « Releituras musicais da obra de Zola no cinema e no teatro do século XX»