Agenda
Événements & colloques
Naturalisme: Regards croisés / Naturalismo: Olhares cruzados

Naturalisme: Regards croisés / Naturalismo: Olhares cruzados

Publié le par Marion Moreau (Source : Felipe Cammaert)

Naturalisme: Regards croisés / Naturalismo: Olhares cruzados

Programme 

9 de Dezembro de 2010 / 9 décembre 2010Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Anfiteatro III

Mariade Fátima Marinho: “O pecado de Camilo (a propósito de Vulcões deLama de Camilo Castelo Branco)”/ “Lepéché de Camilo (à propos de “Volcans de Boue” de Camilo Castelo Branco”)

IsabelRocheta: “Romantismo e naturalismo: variantes evariações nos manuscritos autógrafos de Amor de Perdição, de C. Castelo Branco,e de A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós”/ “Romantisme et naturalisme: variantes et variations dans les manuscritsautographes de Amor de Perdição, de C. Castelo Branco, et de A Ilustre Casa deRamires, de Eça de Queirós”

SerafinaMartins: “Pontos de vista sobre arte e moral noNaturalismo”/ “Points de vue sur l'artet la morale naturalistes”

PaulaMendes Coelho: “Naturalisme et symbolisme: ambiguïtés etconvergences fin de siècle”/ ”Naturalismoe symbolismo : ambiguidades e convergências fim de século”

HenriMitterand: «Zola: “Différences entre Balzac et moi”» / «Zola: “Diferenças entre Balzac e eu”»

CarlosReis: “A doutrina do naturalismo queirosiano: umarevisão crítica”/ “La doctrine dunaturalisme queirosien: une révision critique”

AlainPagès: « Zola - Eça de Queiroz : une rencontreeuropéenne »/ « Zola - Eça de Queiroz :um encontro europeu»

PhilippeHamon: « Reliques naturalistes »/ « Relíquias naturalistas »

SophieGuermès: « Naturalisme et religion chez Zola et Eça deQueiroz »/ « Naturalismo e religião emZola e Eça de Queiroz »

10 de Dezembro de 2010 / 10 décembre 2010
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Anfiteatro III

Jean-MichelPottie: « Ledossier préparatoire au croisement des écritures »/ «O dossier preparatório no cruzamento das escritas »

OlivierLumbroso: « Zola: le bâtisseur mouvementé, entre modèle architectural et dispositifscinématiques au XIXe siècle »/ «Zola : o constructormovimentado, entre modelo arquitectural e dispositivos cinemáticos no séculoXIX”

AlfredoCampos Matos: “Estratégias da narrativa queiroziana vistas àluz de preceitos naturalistas. A Lisboa de Eça de Queiroz”/ “Stratégies narratives queiroziennes vues àla lumière des préceptes naturalistes. La Lisbonne de Eça de Queiroz ”

AlbertoSilva: “O Naturalismo plástico em Portugal: umaprática amável”/ ”Le naturalismeplastique au Portugal: une pratique aimable”

Chantal Pierre-Gnassounou: « Les mots de la peinture dans les dossiers préparatoires »/« As palavras da pintura nos dossiers preparatórios de Zola »  

Jacques Noiray: « À la recherche de la sculpture naturaliste : sculpteurs et sculpture dans l'oeuvre romanesque d'Emile Zola »/ «Em busca da escultura naturalista : escultores e escultura na obra romanesca de Emile Zola»

Robert Singer: ““Worlds of Pain”: Contemporary Naturalism in the Cinema of Pedro Costa, Nicolas Refn, and Darren Aronofsky”

Isabel Pires de LIma:  ““Singularidades” de Eça  de Queirós e Manoel de Oliveira”/ ““Singularités” de Eça de Queirós et de Manoel de Oliveira”

Projecção do filme/ Projection du film Singularidades de uma Rapariga Loira (2009) de Manoel de Oliveira – sala de vídeo – Faculdade de Letras

11 de Dezembro de 2010 / 11 décembre 2010Instituto Franco-Português/Institut Franco-Portugais

Colette Becker: « Germinal au théâtre, un drame « naturaliste » ? »/ « Germinal no teatro, um drama naturalista ? »
Jean Sébastien Macke: « Relectures musicales de l'oeuvre de Zola dans le cinéma et le théâtre du XXe siècle »/ « Releituras musicais da obra de Zola no cinema e no teatro do século XX»