Web littéraire
Actualités
Revista Sala Preta, n°11, 2011

Revista Sala Preta, n°11, 2011

Publié le par Matthieu Vernet (Source : Rafaella Uhiara)

Revista Sala Preta, 11, 2011

Revue en ligne de théâtre de l'Université de São Paulo, Brésil

ISSN:15195279.

Direction: Sílvia Fernandes Telesi et Luiz Fernando Ramos

Edition : Flávio Desgranges

À propos du premier numéro en ligne :

A Revista Sala Preta, após dez anos de existência em versão impressa, inaugura a sua edição eletrônica, produzida inteiramente em suporte digital. Esta opção editorial tem o intuito de tornar a revista mais ágil, facilitando tanto a colaboração quanto a leitura de pesquisadores e artistas interessados em temáticas instigantes e abordagens inovadoras no campo das artes cênicas.

A opção por uma revista eletrônica se dá como diálogo necessário com os tempos que correm, abrindo possibilidades de instauração de um padrão editorial que não se contenta apenas em seguir o mesmo modelo das revistas impressas, mas que, mantendo o pioneirismo que pautou a revista nesses onze anos, busca soluções apropriadas ao novo suporte.

Nesta edição, a Sala Preta propõe a abertura de links entre artigos, convidando o leitor a conhecer textos, provenientes de outros artigos científicos ou de livros eletrônicos disponíveis on line, que abordem temáticas relacionadas com aquela que está em pauta na revista. O leitor pode encontrar também, no final dos artigos, um box remetendo a sítios de companhias ou de artistas citados no artigo em questão, entre outras referências que ampliem o conhecimento acerca dos assuntos abordados. Na busca de uma revista que faça valer o suporte digital, a Sala Preta oferece ainda ao leitor um dossiê com textos, fotos e vídeos de espetáculos em destaque no panorama brasileiro.

Além de manter a qualidade que vem marcando o padrão da revista, na seleção de temas e no oferecimento de artigos que tratem de questões pungentes acerca das artes da cena, a Sala Preta apresenta uma seção dedicada a espetáculos produzidos não apenas em São Paulo, como vinha fazendo, mas que se abre também para produções artísticas de outras regiões do país.

Convidamos o leitor a desfrutar esse novo formato da revista, feito com o cuidado de sempre.


SUMÁRIO

Em pauta

Abrigos poéticos

Ana Maria Rodriguez Costas

Teatralidades no Corpo: o espaço cênico somos nós

Marina Marcondes Machado

Uma história de colaborações com o teatro no percurso artístico de um corpo que dança

Lilian F. Vilela

Porque dançar? Seis perguntas que resguardam uma forma de arte que não nos pertence

Arnd Wesemann

O corpo na ópera: alguns apontamentos

Marília Velardi

Reflexões sobre jazz dance: identidade e (trans)formação

Marcela Benvegnu

A noção de embodiment e questões sobre atuação

Elisa Belém

O surgimento das companhias 2: uma pretensa "nova" forma de organização profissional de bailarinos que atingem idade em torno de 40 anos nas companhias públicas de dança brasileiras

Ana Cristina Echevenguá Teixeira

 

Sala aberta

Estruturas comunicativas na textualidade teatral além do drama rigoroso – a crise do drama em dois textos teatrais brasileiros do fim dos anos 80

Stephan Arnulf Baumgärtel

Para além de Medusa Retomar a história no palco

Kati Röttger

Performance Não-semiótica

Michael Kirby

O dente, A palma

Jean-François Lyotard

 

Dossiê espetáculo

Desejos de voz e palavra em Ditos e Malditos

Mônica Fagundes Dantas

Um olhar sobre a obra Ditos e malditos: desejos de uma clausura

Inês Alcaraz Marocco

O universo onírico do Terpsí Teatro de Dança

Suzi Weber

Os malditos e a arquitetura de gestos: um olhar para o Terpsí

Luciane Moreau Coccaro

Da instalação coreográfica à cena frontal: notas sobre o experimento “Ditos e Malditos”

Flavia Pilla do Valle

Ensaio de Imagens

Cláudio Etges

Video-Clipping do espetáculo

Terpsí Teatro de Dança

 

Entrevista

Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico

Béatrice Picon-Vallin

 

O que você está lendo?

com Jean-Pierre Sarrazac