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Événements & colloques
Forever Poe

Forever Poe

Publié le par Alexandre Gefen (Source : UFMG)

The International Conference Forever Poe is being promoted by the Graduate Program in Literary Studies of the Faculty of Letters UFMG, Brazil, and Purdue University, USA, to celebrate Edgar Allan Poe in the year of the bicentennial of his birth. The conference will take place at the building of the Faculty of Letters UFMG, located in Belo Horizonte, Brazil. The daily program will consist of a series of activities: lectures and paper presentations (in the morning); paper presentations and panels (in the afternoon); films based on Poe's writings, followed by discussions (in the evening).

20 Sept. 2009 (Sunday)

5:30 pm–6 pm: Registration and material distribution

6 pm–6:30 pm: Opening

6:30 pm–8 pm: Keynote speech: A “Raving Socrates”: Poe and the Grotesque Truth of Humor

G. R. Thompson (Purdue University)

Cocktail

21 Sept. 2009 (Monday)

8 am–9:30 am: The master's lesson: T. S. Eliot and the reception of Poe in France and Brazil (in Portuguese)

Sérgio Bellei (UFSC)

9:30 am–10: Coffee-break

10 am–11:30 am: Papers

  • Crimes na escrita – Coord. Karin Volobuef
  • Os crimes da escrita: Poe lido por Rubem Fonseca

Telma Borges

  • The judgment of Paris: from “Murders in the Rue Morgue” to Innocents abroad

Roy Rosenstein

  • “The type and the genius of deep crime… Er laesst sich nicht lesen”: Poe e Hoffmann

Karin Volobuef

  • Poe, Baudelaire e Bonnefoy – Coord. Myriam Ávila
  • Poe e Baudelaire: afinidades eletivas

Glória C. d'Amaral

  • Bonnefoy reading Poe

Fadi Khodr

  • Imagining the city through urban myths: a reading of Poe's “The man of the crowd” and Baudelaire's Flowers of evil

Júnia Mortimer

  • The bare heart diary: a project migration from Poe to Baudelaire

Myriam Ávila

  • Poe e a tradução – Coord. Manuela Barbosa
  • A “traduzibilidade” de “O corvo”

Julia M. Pinto

  • “Traduso”: a política do usufruto mútuo

Flávia B. Memória

  • Duas traduções de “The Bells”: o soar dos sinos em alemão

Manuela Barbosa

11:30 am–2 pm: Lunch

2 pm–3:30 pm: Papers

  • Poe: autor, crítico, precursor – Coord. Antônio Marcos Pereira
  • Poe: elogio da ficção, autoria dissimulada

Luciene Azevedo

  • Poe gone noir

Milena Britto

  • O protoprofeta: Poe como precursor da literatura de antecipação

Fábio Fernandes

  • Poe, Piglia e o saber indiciário

Antônio Marcos Pereira

  • Poe e a narrativa de horror – Coord. Carla D. P. Souza
  • Principia horrere

Felipe B. Lopes

  • Poe e uma nova forma de narrar o horror

João Felipe A. Oliveira

  • Clínica e antropofagia em “Berenice” e “The Tell-Tale Heart”

Carla D. P. Souza

  • Poe e a América Latina – Coord. Kelvin F. Klein
  • Casas-personagem: o limite existente entre o espaço físico e o mental em “A queda da casa de Usher” e “Casa tomada”

Jucilene Vieira

  • Leituras de Poe: sua obra na voz de escritores

Maria Elisa Moreira

  • A recepção de Poe em contos de Horácio Quiroga

Mayra H.  Olalquiaga

  • A ficção detetivesca de Poe na América Latina

Kelvin F. Klein

  • Razão e desrazão – Coord. Alex F. C. Jardim
  • Temíveis animais e homens civilizados: mistério e razão em Poe

Adriano L. Drumond

  • Racionalização do horror: Poe e a estruturação de uma geometria do pesadelo

Alcebíades D. Miguel

  • Os contos de Poe em Histórias extraordinárias a partir do conceito de anormalidade em Michel Foucault: da possibilidade de uma natureza humana perversa e perigosa

Alex F. C. Jardim & Cláudia J. Maia

3:30 pm–4 pm: Coffee-break

4 pm–5:30 pm: The Fantastic in Poe's “Black Cat” (in Portuguese)

Reinaldo Marques (UFMG)

7 pm–9 pm: Poe in the movies

Pedro Groppo

22 Sept. 2009 (Tuesday)

8 am– 9:30 am: The Raven and the Cat: Poe's Animals (in Portuguese)

Maria Ester Maciel (UFMG)

9:30 am–10 am: Coffee-break

10 am–11:30 am: Papers

  • Poe e a melancolia – Coord. Sabrina Sedlmayer
  • O “tom melancólico” e a província da Beleza

Sérgio Alcides

  • O Diabo é um Deus triste: exercícios saturninos nas obras de Poe e Pessoa

Sabrina Sedlmayer

  • Poe e a narrativa de terror – Coord. José Alcides Ribeiro
  • Aspectos da narrativa de terror em “A queda da casa de Usher”

Regina L. Araújo

  • Alegorias medievais em “A máscara da Morte Rubra”

Thiago Saltarelli

  • Aspectos da narrativa de terror em “Uma descida ao maëlstrom“ 

Éris A. Oliveira

  • Poe e as contaminações da narrativa inglesa de terror

José Alcides Ribeiro

  • Poe e Machado – Coord. Maria Aparecida A. Salgueiro
  • Poe e Machado de Assis, críticos da imprensa

Marcos Fabrício L. da Silva

  • “Os óculos de Pedro Antão”: confluências na poética de Poe e Machado de Assis

Marina L. Gonçalves & Osmar P. Oliva

  • Machado, tradutor de Poe: questões contemporâneas

Maria Aparecida A. Salgueiro

11:30 am–2 pm: Lunch

2 pm–3:30 pm: Papers

  • Adaptações de Poe - 1 – Coord. Thaïs F. N. Diniz
  • Filosofia da composição nas adaptações de Poe para os quadrinhos

Fábio L. C. M. Silva & Carlos E. Baptista

  • Poe, Corman e a narrativa de horror em “A máscara da morte rubra”: os delitos e as estratégias de enunciação

Odair Moreira

  • A relação entre imagem e texto em “O corvo”

Thaïs F. N. Diniz & Amir Brito

  • Sobre a lírica de Poe – Coord. Marcus Vinícius de Freitas
  • Poe(t)?

Tom Burns

  • The enigma of Poe according to T. S. Eliot

William Redmond

  • Poe com Graça Aranha em Mário de Andrade: por uma teoria de encontros e sequestros

Evandro de Sousa

  • Poe, o cômico e o caos – Coord. Renata Philippov
  • A poética de Poe no universo do cômico

Ana Maria Zanoni da Silva

  • Eureka: abduções e composições não-humanas em Poe

José Antônio Orlando

  • “Chapter of suggestions”, “Fifty suggestions”, “Marginalia” e “Marginal notes”: fractais das teorias estéticas de Poe?

Renata Philippov

  • Modernidade e tradição – Coord. Deize M. F. Fonseca
  • The figure of the trickster in Poe's “Hop Frog” and “The Cask of Amontillado”

Alexandra L. C. Gabbard

  • Poe e o imaginário coletivo

Regina Pimentel

  • Poe's vampire tales

Fernanda S. Carvalho

  • Modernidade e tradição gótica em dois poemas de Poe

Deize M. F. Fonseca

3:30 pm–4 pm: Coffee-break

4 pm–5:30 pm: From the  p0lis to the metropolis: Poe and Rubem Fonseca watch the city (in Portuguese)

Robert Pechman (UFRJ)

7 pm–9 pm: Poe on TV: Poe's legacy in contemporary detective series

Isabela Mundim (UnilesteMG, Fapemig)

23 Sept. 2009 (Wednesday)

8:30 am–10 am: Talk: Poe-Poesía-Poe-Poeta

Arturo Carrera

10 am–10:30 am: Coffee-break

10:30 am–12 am: Papers

  • Os espaços do terror – Coord. Marisa M. Gama-Khalil
  • Sense of space: os espaços e os sentidos em Poe

Pedro Groppo

  • Perspectivas filosóficas na linguagem gótica de Poe

Cristina M. T. Martinho

  • O espaço ficcional e a instauração do terror nos contos de Poe

Marisa M. Gama-Khalil

  • Ironia e humor em Poe – Coord. Andréa S. Werkema
  • Not to leave even a possible link imperfect: the translations of “The Back Cat”

Maria Rita D. Viana

  • “Nemo me impune lacessit”: ironia e vingança em “O barril de Amontillado”

Simara Januário

  • A ironia (quase) invisível na narrativa de Poe

Andréa S. Werkema

12h–14h: Almoço

14h–15h30: Comunicações

  • Lacan e “A carta roubada” – Coord. Ram Mandil
  • “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente

Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat

  • “A carta roubada” enquanto arquivo oscilante

Luiza Ribas

  • Lacan, leitor de Poe: “A carta roubada”

Geraldo M. Martins

  • O eterno retorno de “The Purloined Letter”

Ram Mandil

  • O dândi e o simbolista – Coord. Luciana M. C. Camargo
  • A recepção de Poe na literatura simbolista brasileira: Cruz e Sousa e outras poéticas do sombrio

Giovanna S. Pinheiro

  • Como essa ave noturna: Cruz e Sousa, intercessor de Poe

Anelito de Oliveira

  • Roderick Usher: o dândi das origens

Luciana M. C. Camargo

  • Poe e a narrativa policial – Coord. Egle P. Silva
  • Walter Benjamin e uma leitura dos contos de detetive de Poe

Fabiana L. Villaço

  • A evolução do gênero detetivesco: da narrativa de enigma de  Poe a Crime da Gávea, de Marcilio Moraes

Yara Augusto

  • Poe e a narrativa policial: dos primórdios à atualidade

Egle P. Silva

  • “A carta roubada” e seus leitores – Coord. Luiz F. F. Sá
  • “A carta roubada”: a leitura de Lacan e a contra-assinatura de Derrida

Rodrigo Guimarães

  • “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente

Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat

  • Restos e vestígios de uma carta rasurada

Ana Carolina Cernicchiaro

  • Quid pro quo, or destination unknown: Johnson, Derrida, and Lacan reading Poe

Luiz F. F. Sá

11:30 am–2 pm: Lunch

2 pm–3:30 pm: Papers

  • Lacan e “A carta roubada” – Coord. Ram Mandil
  • “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente

Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat

  • “A carta roubada” enquanto arquivo oscilante

Luiza Ribas

  • Lacan, leitor de Poe: “A carta roubada”

Geraldo M. Martins

  • O eterno retorno de “The Purloined Letter”

Ram Mandil

  • O dândi e o simbolista – Coord. Luciana M. C. Camargo
  • A recepção de Poe na literatura simbolista brasileira: Cruz e Sousa e outras poéticas do sombrio

Giovanna S. Pinheiro

  • Como essa ave noturna: Cruz e Sousa, intercessor de Poe

Anelito de Oliveira

  • Roderick Usher: o dândi das origens

Luciana M. C. Camargo

  • Poe e a narrativa policial – Coord. Egle P. Silva
  • Walter Benjamin e uma leitura dos contos de detetive de Poe

Fabiana L. Villaço

  • A evolução do gênero detetivesco: da narrativa de enigma de  Poe a Crime da Gávea, de Marcilio Moraes

Yara Augusto

  • Poe e a narrativa policial: dos primórdios à atualidade

Egle P. Silva

3:30 pm–4 pm: Coffee-break

4 pm–5:30 pm: Papers

  • Adaptações de Poe - 2 – Coord. Renata Gomes
  • Poe em Código

George França

  • A version of “The Murders in the Rue Morgue” by Iron Maiden

Lauro Meller

  • “A queda da casa de Usher”: de Poe a Epstein

Renata Gomes

  • A reescrita e o medo – Coord. Anderson B. Martins
  • Anabelle, de Geographies of Home: uma leitura pós-moderna da Annabel Lee de Poe

Lídia Moreira

  • Poe e Auster: relações intertextuais

Marcus V. Matias

  • Cada macaco no seu galho: o estereótipo e o medo no universo discursivo

Anderson B. Martins

  • Morte e poesia – Coord. Erika Vieira
  • Poe's vampire-like women

Mariana F. Freitas

  • Poe e a arte do retrato

Eduardo J. Oliveira

  • O tópico mais poético de Poe

Érika Vieira